28 março 2006

Caso resolvido pelo Portal Kids

Moradores da Praça Seca, em Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio de Janeiro, pediram ajuda ao Portal Kids para a tentativa de seqüestro que sofreu menor de 11 anos, moradora do bairro, cuja família até então não havia conseguido registrar queixa na 28a. DP. Ao ouvir o relato da menina, solicitei providências ao delegado titular da delegacia, Dr. Antônio Carlos, que também estava presente à manifestação. Imediatamente ele autorizou o registro de ocorrência. Em minha companhia e de sua responsável, a menor prestou depoimento na delegacia. Ao ouvir o relato da menina, policiais da 28a. DP logo suspeitaram que ela poderia ser mais uma vítima de uma estelionatária, detida em flagrante no dia 15 de março de 2006, depois de aplicar o mesmo golpe contra crianças dos bairros de Bento Ribeiro e Anchieta, zona norte do Rio. A estelionatária abordava menores desacompanhados nas ruas e os convencia a acompanha-la até suas residências, com a alegação de que estava vindo busca-las a pedido de suas mães. Depois de furtar dinheiro e eletrodomésticos, a estelionatária voltava a sair com as crianças, abandonando-as perto de suas casas.
Ao realizar o reconhecimento fotográfico da estelionatária, a menor imediatamente identificou como a mulher que a abordou e a sua irmã de oito anos uma semana antes do carnaval e tentou obriga-las a acompanha-la alegando que sua mãe havia pedido. A menina conseguiu afugentar a estelionatária ameaçando gritar por socorro.
A 28a. DP instaurou inquérito e indiciou a estelionatária por tentativa de estelionato, artigo 39 do Código de Processo Penal.
Do Portal Kids fica o alerta para que abordagens suspeitas de menores nas ruas sejam registradas pelas delegacias dos bairros, já que os devidos registros podem vir a auxiliar a própria polícia na solução de outros casos que não sejam necessariamente o seqüestro de crianças.

Indique Dicas do Portal Kids para crianças. www.portalkids.org.br

Nenhum comentário: