26 março 2006

Reunião das Mães do Brasil


Hoje à tarde tivemos mais uma reunião do movimento Mães do Brasil. As integrantes que compareceram na reunião na chefia de Polícia Civil do Rio de Janeiro no dia 14 de março contaram as que não puderam comparecer como foi o encontro. A ausência do chefe de Polícia Álvaro Lins foi uma grande frustração. Alegando um compromisso de última hora, ele encarregou seu chefe de gabinete de receber as mães das meninas sequestradas no período de 2001 a 2005 no Estado do Rio. Embora tenha sido muito bem representado, como o convite partiu do Dr. Álvaro Lins, consideramos que seria mais coerente que o delegado tivesse transferido o encontro até poder conversar com as mães pessoalmente. Álvaro Lins em breve deixará o comando da chefia de Polícia. Irá se candidatar a cargo público. Nosso papel foi feito, comparecer a uma reunião a que fomos convidadas.

Hoje as mães disseram que têm vontade de conversar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para discutir uma política de atendimento mais de acordo com as necessidades de quem enfrenta o problema de ter um filho desaparecido. O momento é de tristeza e desesperança, mas a necessidade de luta das mães é maior. Diana, a mãe de Dyanna Soares da Conceição, sequestrada em 19/06/2006, que chegou ao movimento muito fragilizada, surpreende com sua determinação em lutar. Chegou a admitir para as amigas que a esperança de encontrar a filha com vida é pequena. Recordou, cheia de emoção, a última conversa que teve com Dyanna, que morava com o pai.

"Ela se agarrou a mim e pediu que eu não fosse embora. Toda vez que ia vê-la e nos despedíamos, chorávamos de saudades antecipadas. Naquele dia senti uma coisa diferente e acho que ela também sentiu. Talvez fosse uma intuição de que seria a última vez que nos veríamos nesta vida”, emocionou-se Diana.

Célia, a mãe de Jéssica Caroline da Costa Faria, que acredita que irá encontrar com vida a filha, desaparecida em 03/05/2004, perguntou a Diana o que ela busca?

"Respostas", respondeu. "Duas meninas desapareceram em Angra dos Reis da mesma forma que Dyanna. Uma foi encontrada morta. A outra continua desaparecida. Meu objetivo é saber o que aconteceu com minha filha e impedir que mais meninas venham a sofrer o que ela e as outras devem ter sofrido."

Célia, que sai de uma depressão - inclusive estava internada - acabou se animando com a força de Diana. As duas fizeram muitos planos para colaborar com a manifestação que acontecerá no próximo dia 28, na Praça Seca, Jacarepaguá. Moradores do bairro nos convidaram para participar de uma manifestação por segurança.

Se você tem alguma informação sobre Dyanna Soares da Conceição foto), envie um e-mail para: maesdobrasil@portalkids.org.br
As denúncias podem ser anônimas.

Nenhum comentário: