26 março 2006

Tráfico de Órgãos


O tráfico de órgãos é um tema que tem alarmado a população, gerado dúvidas e causado um tremendo desconforto nas autoridades. Desconforto que só não é maior do que o das mães das meninas sequestradas.

Em janeiro, o delegado Leonardo Tumiati, que até então vinha investigando com imparcialidade, seriedade e competência o caso das meninas, foi afastado do comando da investigação e da Delegacia da Criança e do Adolescente Vítima (DCAV), onde fazia um excelente trabalho de serviço à população. O Portal Kids recebeu em janeiro uma denúncia de que o Dr. Leonardo Tumiati seria afastado do comando da investigação justamente por ter descoberto indícios do crime de tráfico de órgãos envolvendo pessoas influentes da sociedade e que estariam relacionados ao caso das meninas. A existência desses indícios não foi novidade para o Portal Kids. Há dois anos recebemos denúncia apontando local e suspeito de estar envolvido neste crime bárbaro. A denúncia foi repassada às autoridades competentes que até hoje não nos deram um retorno a respeito do fato. Mantivemos sigilo da denúncia até para as mães das meninas, justamente para não causar alarme. Quando a notícia vazou na mídia, ao ser questionada sobre a existência desses indícios, não tinha como negar.

Enquanto a polícia não apresentar o resultado desta investigação seria leviano de minha parte afirmar que não existe tráfico de órgãos. Particularmente, acho que seria mais proveitoso se as autoridades policiais se dedicassem a apuração da denúncia com o mesmo empenho com que têm se dedicado a negar o tráfico de órgãos. Não existe melhor maneira de tranquilizar a população do que realizar uma investigação de qualidade. Sobre os boatos que estão espalhados pela cidade, de que crianças estariam sendo sequestradas e aparecendo com os corpos abertos, qualificamos de boatos. Isso porque muita gente escreve para o Portal Kids para denunciar, mas não fornece provas. Claro que não queremos provar o tráfico de órgãos - tomara Deus que não passe mesmo de uma lenda urbana, mas é preciso seriedade e empenho na apuração de denúncia tão grave. A meta das Mães do Brasil em reunião do movimento na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) sempre foi a investigação de qualidade para o caso de seus filhos.

Por Wal Ferrão
wal.ferrao@portalkids.org.br

Nenhum comentário: