10 abril 2006

Notícias da Itália


Hoje recebemos boas notícias. Pela manhã, um telefonema do Dr. Roberto Mirabille, presidente da La Caramella Buona, ONG Italiana que há mais de um ano acompanha nosso trabalho e planeja um estudo conosco sobre o desaparecimento de crianças e jovens, nos contou que o Presidente Lula informou oficialmente que está avaliando a proposta de colaboração para o "Caso das 7 meninas seqüestradas no Rio de Janeiro no período de 2001 a 2005." Essa colaboração fará parte do estudo e contará com a presença de peritos e membros da Polícia do Estado da Itália visando beneficiar toda a comunidade internacional.
Logo que ficaram sabendo da necessidade de exumar oito ossadas de meninas encontradas através de uma pesquisa inédita realizada pela equipe do delegado Leonardo Tumiati, ex-titular da Delegacia da Criança e do Adolescente Vítima do Rio de Janeiro (DCAV), a La Caramella Buona , sabendo de nossas dificuldades financeiras, ofereceu a equipe de peritos. Na época, novembro de 2005, fomos informados que a Polícia do Estado do Rio de Janeiro não tinha condições de realizar tantos exames. Solicitamos o apoio da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), que acompanha nosso trabalho e nos apresentou o coordenador-geral de inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública, Dr. José Hilário Nunes de Medeiros. Sensibilizado com o drama enfrentado pelas mães, Dr. José Hilário imediatamente cedeu seus melhores peritos de Brasília para realizar a exumação. Em janeiro, com a saída do Dr. Leonardo Tumiati, duas semanas depois do Portal Kids ter recebido uma denúncia de que o delegado seria afastado por ter descoberto indícios de tráfico de órgãos no caso das meninas, soubemos pelos jornais que uma exumação aconteceria no dia seguinte. Telefonei para o Dr. José Hilário para saber o que estava acontecendo e ele ficou sabendo da realização da exumação por mim. Inseguras, as mães das meninas, que já haviam decidido não fornecer material genético até termos uma resposta sobre a saída do delegado, que também tomamos conhecimento pelos jornais, solicitaram ao Portal Kids que tentasse adiar a exumação. Encaminhamos ofício ao Juíz responsável pelo caso e estamos aguardando a sua decisão. Por enquanto as exumações estão suspensas. Sei que a parceria da Secretaria Nacional de Segurança Pública e da Polícia do Estado da Itália dará maior segurança às mães. Por muitos anos elas buscaram as filhas, querem encontrá-las vivas. O encontro das ossadas foi um grande baque. Queremos que este processo de exumação das ossadas e exame de DNA seja realizado da forma menos dolorosa possível para elas. Sabemos o que sentem, porque convivemos diariamente com a sua dor.

Um comentário:

Anônimo disse...

Gostaria de entrar em contato por telefone ou pessoalmente. O crime de tráfico de órgãos vem ocorrendo sistematicamente no Brasil. O afastamento do delegado, não é surpresa.

paulopavesi@gmail.com