25 fevereiro 2007

Tercília, a mãe das mães


Quando seu filho Josemar, então com 15 anos, desapareceu durante uma festa junina que acontecia em frente a uma praça, diante de sua casa, há exatos 15 anos e meio, Tercília Frederico, 61 anos, viu seu chão ruir . Decidida a encontrar o menino, percorreu sozinha várias instituições que abrigavam portadores de doenças psíquicas como seu filho. "Nesses hospitais encontrei várias crianças que se perdiam e acabavam recolhidas, mas que os funcionários não tinham condições de procurar suas famílias. Até hoje penso que o mesmo pode ter acontecido com meu filho", acredita.

Desde essa época Tercília começou a sonhar com um projeto que ajudasse a localizar crianças desaparecidas. "Quando falava de meu desejo as pessoas, muitas me olhavam com incredulidade. Eu era uma mulher pobre, humilde. Ninguém acreditava que uma mulher de minhas condições tivesse capacidade de levar esse sonho adiante", relembra.

Em 1992, durante a novela Explode Coração, de Glória Perez, Tercília conheceu a jornalista Wal Ferrão, que foi fazer uma matéria sobre a campanha que estava sendo realizada pela autora na TV Globo. “Olhei para Wal e senti que ela poderia me ajudar. Ela ficou assustada com a proposta. Disse que não entendia nada sobre desaparecimento de crianças, mas mesmo assim aceitou continuar a divulgação após o término da novela. Até que em 1999 criou um projeto baseado nos meus sonhos e no de outras mães, projeto que batizamos de Mães do Brasil", conta Tercília.

Foram sete anos de muita luta, mas Tercília sempre animava Wal a prosseguir. O trabalho começou a ganhar repercussão depois que as mães conheceram a atriz Susana Vieira, durante a novela Senhora do Destino, em 2004 e receberam convite do autor Aguinaldo Silva para gravar uma cena da novela na TV Globo. Depois veio o convite para realizar uma campanha na novela Prova de Amor, da Rede Record, onde o autor Tiago Santiago criou várias cenas sobre o trabalho das Mães do Brasil, além de uma campanha que contou com a participação das mães. Em 2006 veio a participação no programa Criança Esperança. O projeto Mães do Brasil foi selecionado e hoje é desenvolvido com o apoio da TV Globo e Unesco. “Nos dois primeiros meses do projeto localizamos três crianças. Mãe nunca perde a esperança de encontrar o filho, por mais que se passem os anos. A cada criança que encontramos, cada mãe que conseguimos consolar, é como se o Josemar voltasse para casa. Hoje, sou considerada a mãe das mães. A Wal, inclusive, me chama de mãe Tercília. O mais bonito nessa história é que construimos uma segunda família. Não sabemos mais viver umas sem as outras”, finaliza.

Por Luciana Tecidio
luciana.tecidio@portalkids.org.br

Nenhum comentário: