04 março 2007

Roselaine Lopes, a policial parceira das Mães do Brasil


A inspetora da Polícia civil, Roselaine Lopes, 32 anos, estava há um ano atuando na Delegacia de Homicídios da Zona Oeste, Campo Grande, Rio de Janeiro, quando foi criado o Setor de Descoberta de Paradeiros, destinado a encontrar pessoas desaparecidas. Era o ano de 2003 e ela não teve dúvidas que ali seria o seu lugar. Roselaine, que é separada e tem quatro filhos, ficou fascinada com a possibilidade de encontrar crianças cujos pais desconheciam seu paradeiro. A policial tornou-se assim, uma das principais aliadas das Mães do Brasil.

Durante os três anos que atuou no setor, ela contabiliza um saldo positivo de seu trabalho. “Achamos poucas crianças, dez”, diz modesta. “Mas a satisfação de entregá-las para a família é indescritível. Muitas vezes precisava segurar o choro para manter a pose”, lembra Roselaine que agora, mesmo lotada na 123ª DP de Macaé, continua sendo parceira do Portal Kids orientando a equipe da Homicídios que passou a se responsabilizar pelos casos das crianças procuradas pela instituição. “Sei o que essas mães sentem com o desaparecimento de seus filhos. É uma agonia, um desespero, uma dor muito grande. E considero o desaparecimento um dos crimes mais difíceis de se solucionar. Muitos são os fatores que levam esses meninos e meninas a sumirem de casa. O trabalho exige uma apuração e sensibilidade detalhadíssima”, explica.

Ser policial sempre foi o sonho de Roselaine que antes de prestar concurso para a carreira, formou-se em Letras e durante seis anos deu aulas de português e inglês. “Não consigo definir o que me levou a entrar para a polícia. Acho que combater a injustiça é um dos motivos principais que me fizeram mudar de profissão. Por isso me identifiquei tanto com o trabalho da Wal (Ferrão, presidenta do Portal Kids). A conheci quando passei a investigar o caso da Andréia Ferreira da Mota, uma menina de 12 anos que desapareceu misteriosamente da comunidade do Quiririm, em Vila Valqueire, no Rio. O empenho da Wal em localizar essa criança me sensibilizou. A Wal também cuida de outro caso que investiguei, que é o do Jones Gomes da Silva, de sete anos, que desapareceu do pátio da escola em Jacarepaguá. O Jones é muito parecido com um dos meus filhos. A luta da mãe dele, Amparo, para reencontrá-lo, me comoveu muito”, emociona-se.

Convidada pelo Portal Kids para dar uma palestra sobre seu trabalho na UERJ, local onde é desenvolvido o projeto Mães do Brasil, com o apoio do Criança Esperança, projeto da TV Globo em parceria com a Unesco, Roselaine está feliz em conhecer as demais mães do grupo. “Não estou atuando mais na Homicídios, mas não me desliguei das Mães do Brasil. A causa delas passou a ser também a minha”, finaliza.

Por Luciana Tecidio
luciana.tecidio@portalkids.org.br

Nenhum comentário: