02 outubro 2009

Qual a justificativa para a falta de investigações?


Fizeram-me a seguinte pergunta: "Qual justificativa que as instituições policiais dão pela aparente falta de interesse em investigar os casos de desaparecimento?”
As instituições policiais, como as do Governo, dizem que investigam, que os índices de localização são grandes, mas o fato é que os sequestros sem pedido de resgate e desaparecimentos enigmáticos de crianças e jovens continuam ocorrendo, sem retorno dessas vítimas para casa. Se não forçarmos as investigações, elas não acontecem, e quando acontecem, se arrastam de gestão em gestão porque os delegados e policiais sempre são afastados dos casos. As famílias, humildes e despreparadas são vencidas pelo cansaço e pelo desespero, e os casos acabam esquecidos e arquivados. Nas instituições, mas não dentro do coração dessas famílias, onde o descaso causa uma devastação tão grande quanto a ausência daquele que se foi.
É importante, no entanto, separar instituições dos profissionais. Existem muitos policiais empenhados, mas eles também acabam vencidos pelo sistema, pois não há estrutura para investigação e nenhuma vontade política de mergulhar a fundo no problema.
O trabalho dos bons policiais equivale ao de ONGs como a nossa e a das Mães da Sé, de São Paulo, com quem sempre mantemos contato. Sem investimento, apoio, a parcela de público que conseguimos atender e assistir é ainda muito pouca. Sem falar que os sequestros sem pistas e desaparecimentos enigmáticos de crianças atingem a uma parcela pequena da população – crianças e jovens oriundos de famílias carentes e humildes, sem voz na sociedade. Não é como o problema da violência urbana que atinge a todos, por exemplo, e que acaba provocando criação de políticas de atendimento mais eficazes.
No próximo dia 6 de outubro vamos levar um suspeito a julgamento no Rio de Janeiro. Só Deus sabe o que nós, do Portal Kids, junto com as Mães do Brasil, trabalhamos para se conseguir esse resultado. Trabalho diário, de oito anos ininterruptos. A vitória é grande, mas a caminhada foi longa, dolorosa. É necessário criar uma política de investigação direcionada aos casos de desaparecimentos enigmáticos de crianças e sequestros sem pedido de resgate.
Está acontecendo uma CPI em Brasília. Particularmente estamos oferecendo todo o material necessário para que a CPI apure a questão principal, que me foi formulada acima.
Entre na página da CPI, opine, colabore, denuncie! A hora é agora!
http://www.cpicriancasdesaparecidas.com.br/
Wal Ferrão, presidenta do Portal Kids

Um comentário:

Kartela Origami disse...

Oi, tudo bom?
Me chamo Karina, tenho um blog de Origami,moramos em Natal-RN.
Todo ano, no parque das Dunas tem uma exposição de trabalhos nas árvores.Queria ajuda de vcs, se vcs poderem entrar encontato comigo pelo e-mail karina_tercio@hotmail.com