23 fevereiro 2015

Graça Oliveira, uma amiga preciosa


Wal e Graça brincando no bloco Urubuzada. Foto: Renata Oliveira, Gente do Amanhã

Uma postagem publicada em nossas redes sociais está sendo muito curtida. Na foto eu estou com a Mãe do Brasil Graça Oliveira num bloco. No último sábado, 21, foi dia de atendimento psicológico do Projeto Gente do Amanhã. Atualmente o Dr. Gilberto Fernandes realiza uma avaliação individual do projeto com os jovens e seus respectivos responsáveis. Excepcionalmente, estive no consultório no fim de semana, onde aproveitei para conversar com Graça sobre o projeto Mães do Brasil. Na saída nos deparamos com um bloco que fazia sua despedida do Carnaval 2015 e brincamos de pular.

A foto fez sucesso. Talvez porque represente a superação da vida em cima da dor que é ter um filho desaparecido. Durante a conversa com Graça ela me disse coisas que me causaram uma profunda emoção. Então, publiquei um agradecimento a ela nas nossas redes sociais que aqui reproduzo:

Me deu vontade de falar um pouco dessa amiga preciosa. Nossa busca por Luan, o filho dela, dava um livro. Luan, portador de doença psíquica, desapareceu no trajeto entre a casa de sua avó e sua própria casa. Desde então a vida de Graça se tornou uma busca sem fim, angustiada, dolorosa.

Entre tantas coisas emocionantes, Graça  me disse que não estaria viva se eu não tivesse entrado na vida dela. Então, gostaria de agradecer sua confiança e fidelidade. Graça buscava o filho sozinha pelas ruas durante a madrugada. Mas deixou de fazer isso a meu pedido, pois eu me preocupava com sua segurança. Graça quase bateu em um delegado que me chamou de maluca. Ela, que é tão doce e gentil, aquele dia deu um tapa na mesa e disse: "Não admito que fale assim da Wal. Ela é minha amiga." Graça é aquela que nunca falta com seu apoio seja em que circunstância for. Que veio atrás me guardando enquanto eu precisei desbravar caminhos. Que ri e chora junto. Que me dá a mão seja num cemitério clandestino, seja num bloco de Carnaval, que ela não curte! Aquela que me deixou guiar sua filha no voo da liberdade no Projeto Gente do Amanhã. Mesmo temendo que a filha deixasse o ninho.

Obrigada Graça. Sempre que nos encontramos é tanto desafio e luta a vencer. Mas sou uma privilegiada. Eu tenho amigas como Graça e as demais Mães do Brasil.

Por Wal Ferrão
wal.ferrao@portalkids.org.br


Nenhum comentário: