22 agosto 2020

Você vai mandar seu filho para a escola caso as aulas sejam retomadas?

 

Como tudo que envolveu a pandemia do Covid_19 no Brasil gerou polêmica, com o retorno as aulas não poderia ser diferente. Por aqui já aconteceu muita confusão, adiamentos judiciais e, principalmente, medo e insegurança por parte dos pais e alunos.

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco)i divulgou que 100, dos mais de 190 países que tiveram suas escolas fechadas, ainda não anunciaram a data oficial de reabertura, 65 países planejam uma reabertura parcial ou total e 32 não retomarão mais as aulas presenciais esse ano.

Você está disposto a enviar seu filho para a escola caso ocorra à reabertura? Considera esse retorno seguro nesse momento, ou teme uma reativação dos contágios da doença? Prefere que o ensino continue sendo à distância? Considera que seu filho está aprendendo? Seu filho encontra-se bem emocionalmente para retomar as aulas? E as escolas, têm lhe passado segurança em relação aos cuidados sanitários e a proteção dos alunos?

Não há dúvida que a suspensão das aulas nas escolas está influindo negativamente na educação, criando ou acentuando a crise no aprendizado, aumentando o risco de exploração, fome e violência aos alunos em situação de vulnerabilidade. Além de educação, escola também proporciona alimentação, apoio e proteção social.

Tantas questões a serem avaliadas. A pandemia continua a avançar, sem certezas do que é ou não correto fazer, por se tratar de um vírus ainda desconhecido para os próprios cientistas e profissionais de saúde, e sem uma vacina.

Ideal será que ocorra uma comunicação e acordo entre pais, professores e estudantes, respeitando as características das famílias, instituições de ensino e as localizadas onde as escolas funcionam. Se esse envolvimento não lhe for oferecido e as decisões forem impostas e não discutidas, busque o diálogo. A motivação para o retorno das aulas não pode ser apenas econômica e política. Cabe aos pais, professores e alunos participarem do processo. A pandemia nos levou a rever valores, promover adaptações e mudanças. As escolas precisarão voltar mais fortes e você pode ser peça chave e importante nessa melhora na educação.

Acha que sua participação é impossível? Se aprofunde na nossa história e veja quantas vitórias as Mães do Brasil conseguiram na mudança da política de atendimento aos desaparecidos. Elas, mulheres humildes e de periferia, conseguiram sensibilizar uma jornalista a ser porta voz da causa delas e, unidas, mudaram a mudam a história do combate ao desaparecimento de pessoas no Brasil. Não tenha medo de exigir os direitos de seus filhos.


Nenhum comentário: